
Principais diferenças entre Casas Modulares e Casas Tradicionais
Construção
As casas pré-fabricadas ou modulares são construções que têm por base, como o nome indica, módulos, previamente construídos em fábrica, e depois transportados para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos finais.
Custo
De uma forma genérica, as casas modulares costumam ser mais baratas do que as casas de construção tradicional. O seu tempo de construção é menor. Ainda assim, as construções modulares também carecem de licenças camarárias e, como tal, há que considerar estes custos, além da construção propriamente dita e da compra do terreno. Considerar ainda, a criação do projeto; os estudos de terreno; o tamanho da casa; os acabamentos; assim como materiais e equipamentos.
Adaptação
Ao contrário do que acontece numa casa tradicional, a casa modular pode, de forma simples e rápida, multiplicar-se, à medida que a família cresce, por exemplo, bastando para isso adicionar um novo módulo à casa sem que sejam necessárias diversas alterações na estrutura da casa. Esta é uma vantagem em relação às construções convencionais.
Eficiência
Uma vez que os módulos das casas pré-fabricadas são produzidos previamente em fábricas, isso diminui significativamente os desperdícios e lixo associados a uma obra de construção tradicional. Isto contribui para que as casas modulares sejam mais eficientes ao nível da gestão de recursos ambientais.
Durabilidade
Os materiais usados na construção das casas modulares são mais leves do que os das casas tradicionais, o que, a longo prazo, pode colocar alguns desafios a nível do conforto da construção. Tenha em conta que como as casas tradicionais, as casas modulares precisam de manutenção e conservação para aumentar a sua durabilidade.